Confira algumas atitudes sua marca pode tomar para minimizar os impactos da crise.
O cenário de crise econômica que está se instalando devido à pandemia de COVID-19 irá afetar milhares de empresas ao redor do país. Sabemos que não podemos evitar a crise e, por isso, a pergunta é: “como atravessá-la com o menor impacto possível? ”. A resposta está no fortalecimento da marca.
Uma marca forte passa pela crise com menos dificuldade, e também se recupera mais rápido. Nesse momento, onde todos estão em contenção, o consumidor pondera ainda mais antes da compra de um produto ou serviço, e ter uma marca forte e bem posicionada é um dos principais fatores para conquistar o cliente. Neste artigo, mostraremos algumas dicas essenciais para enfrentar a crise e fortalecer o relacionamento com o consumidor.
Defina um posicionamento para a sua marca
O posicionamento é a estratégia de construção de relacionamento com o consumidor. É a percepção que se espera que o cliente tenha de uma marca, e seus diferenciais em relação aos concorrentes. Em um momento de crise, os consumidores também estão inseguros, logo, preferem consumir de uma marca na qual possam confiar.
Conheça o seu cliente e as necessidades dele
Em meio a uma crise, é ainda mais essencial saber do que o seu cliente realmente não abre mão, mesmo quando precisa economizar dinheiro. É importante ser capaz de entregar o que o consumidor quer, da maneira que ele precisa.
Prepare-se para atender à demanda
Após consolidar os dois passos acima, sua empresa terá uma mais marca forte e poderá até ter a demanda aumentada. Não se esqueça que, com crise ou sem crise, as pessoas não deixam de consumir, elas apenas tomam decisões de forma diferente. Com toda certeza, o cliente prefere investir em uma marca de sua confiança do que se arriscar em algo do qual nunca ouviu falar.
Demonstre empatia
O momento é difícil para todos – não se desespere e faça com que sua marca seja lembrada com empatia. Basta rolar o feed das redes sociais por alguns minutos para perceber que diversas empresas estão agregando valor aos seus produtos ou serviços por meio do conteúdo. Restaurantes estão se adaptando ao delivery e compartilhando receitas, academias estão disponibilizando exercícios para fazer em casa, escolas estão oferecendo alguns cursos gratuitamente… Faça o seu melhor para contribuir com a sociedade e ganhe no fortalecimento de sua marca. É tempo de se reinventar.
Independentemente da crise, investir em posicionamento de marca é uma forma inteligente de fortalecer o seu negócio e antecipar riscos. Não espere!