Qual a importância de um funil de vendas?

Saiba como o modelo estratégico pode ajudar a alavancar os resultados de sua empresa!

Você sabe o que é um funil de vendas? Essa importante ferramenta para alavancar negócios digitais também pode ser chamada de “pipeline”, e consiste em uma estratégia que representa a jornada que o cliente percorre desde a descoberta de sua empresa ou marca, até a conclusão da venda, por meio da aquisição de um produto ou serviço. 

Ficou confuso? A gente te explica: o funil de vendas pode ser traduzido como uma representação de todo o caminho que um cliente faz desde o primeiro contato até o fechamento do negócio – e até mesmo após a venda, por meio da fidelização. 

Como funciona um funil de vendas? 

Toda compra consiste de etapas. Ela gira em torno da necessidade do cliente, que pode partir de uma iniciativa dele mesmo, ou ser incentivada por meio do marketing de conteúdo. Sendo assim, a primeira etapa do funil é a descoberta, quando ele ouve falar da sua empresa, seu produto ou serviço pela primeira vez. Logo após, esse cliente considera as variáveis, pesquisando sobre a sua marca, sobre os preços do mercado e concorrentes. E, após ponderar, esse indivíduo toma uma decisão, optando por comprar a sua solução. Existe, ainda, o pós-venda ou fidelização, que é uma etapa com foco na satisfação que gera recomendações.

Todos esses estágios refletem o quão próximo de fechar a compra este cliente está – afinal, uma pessoa que acabou de descobrir a sua marca está mais distante de fechar negócio do que aquela que já tirou dúvidas e pesquisou sobre a sua marca. No marketing de conteúdo, entender cada fase dessa jornada e entregar o conteúdo certo, no momento certo, é essencial para uma boa estratégia com foco em resultados. 

Mas, como criar essa estratégia? Estabelecendo qual o nível de maturidade, ou seja, em qual fase do funil seu cliente está. 

Quais são as etapas de um funil de vendas? 

Como introduzimos acima, um funil de vendas consiste, essencialmente, de três fases: topo, meio e fundo, que se relacionam, respectivamente, ao estágio em que o cliente se encontra na jornada. 

Topo do Funil

Nesse estágio, o cliente não conhece a sua marca, seu produto ou sua solução – muitas vezes, ainda sequer tem consciência da própria necessidade. Resumidamente, essa pessoa ainda não sabia que precisava da sua solução, mas, em contato com o seu conteúdo, ela descobre essa demanda e pesquisa mais sobre o tema. 

Sendo assim, para atrair clientes em fase de descoberta, é essencial produzir conteúdo de autoridade, colocando-se como especialista no assunto. Dicas, informativos, materiais gratuitos, tudo pode ajudar esse cliente a conhecer melhor a sua marca e compreender as suas soluções como ideais. A palavra chave desta etapa é educação. 

Meio do funil

Essa é a fase de consideração: seu cliente agora te conhece e está pensando na possibilidade de adquirir a sua solução. Já está mais consciente sobre a própria necessidade e até já pesquisou mais sobre o tema, e pondera todas as variáveis para fechar ou não o negócio. 

É o momento de conquistar a confiança desse cliente, demonstrando que não quer vender a todo custo, mas sim, ajudá-lo a sanar essa demanda. Ofereça conteúdos relevantes que possam realmente agregar valor em troca do lead (solicitando informações básicas de contato em troca do acesso a materiais mais consistentes sobre o assunto).  

Dessa forma, na próxima etapa do funil, a sua marca já terá conquistado a simpatia desse potencial cliente. 

Fundo do funil 

Essa é, literalmente, a etapa decisiva: aqui, o lead já passou por todas as fases e está pronto para adquirir a sua solução e fechar negócio. Essa pessoa já descobriu que tem uma necessidade e que você poderá atendê-la, graças à relação de autoridade e confiança conquistada nas etapas anteriores. 

Os conteúdos para essa etapa servem como aquele incentivo que faltava para concretizar as vendas, logo, são mais assertivas e atrativas. Uma oferta e boas condições de negociação costumam funcionar bem. 

A quarta etapa do funil de vendas 

E depois, será que acabou? Acreditamos que o pós-venda seja uma ótima forma de fortalecer o marketing de sua marca, portanto, investir em conteúdo e benefícios que fidelizem esse novo cliente pode transformá-lo em um novo promotor de suas soluções.

Qual a importância de um funil de vendas? 

Analisar o funil de vendas é essencial em um mercado no qual os clientes estão mais exigentes e a informação é cada vez mais acessível. Afinal, para saber sobre uma solução e consultar a concorrência, bastam alguns cliques em buscadores ou redes sociais. 

Para saber como os clientes te descobrem, o que desejam, quais pesquisas fazem e quais as dores que possuem, é fundamental construir um funil focado em atração e conversão. São inúmeros os benefícios em aplicar a estratégia, e nós listamos alguns deles para você!

Quais os benefícios de um funil de vendas?

1 – Resultados mais previsíveis

2 – Gestão estratégica otimizada

3 – Mais produtividade 

4 – Mais oportunidades de negócios

5 – Maior conhecimento de mercado

Quero aplicar a estratégia: e agora? 

Se você deseja explorar todas as possibilidades que um funil de vendas oferece e aproveitar as inúmeras possibilidades de expansão da sua marca por meio do Marketing Digital, conte com a Loopers: trabalhamos de forma holística com criação de sites, SEO, marketing de conteúdo, gestão de redes sociais, performance, email marketing, design, dentre inúmeros outros serviços que irão integrar esforços para otimizar seus resultados. 

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado! Qualquer dúvida, entre em contato conosco.