Com o avanço da tecnologia e inovação, surgiu a necessidade de aprimoramento também das estratégias de marketing. É preciso desenvolver e criar conteúdos mais atrativos, que gerem valor para o público alvo e tenham cada vez menos jeito de propaganda.
Inbound Marketing reúne técnicas que possuem como foco principal atrair, converter e encantar clientes, com uma abordagem mais livre e focada na experiência. Com a estratégia, é possível se aproximar do público-alvo e estabelecer uma conexão explorando outros tipos de mecanismos e gatilhos, através de uma campanha segmentada.
O que é o Inbound Marketing?
O termo Inbound Marketing pode ser traduzido como Marketing de Atração. Ele consiste em um conjunto de estratégias utilizadas pelas empresas que visam atrair, cativar e converter clientes usando conteúdos relevantes de forma direta e direcionada (SEO, blog, mídias sociais, e-mail marketing, landing pages etc.)
Cada vez mais, empresas de todos os portes estão adotando este método, a fim de captar mais clientes, aumentar as vendas, melhorar o posicionamento e reforçar sua autoridade. No Inbound Marketing, um relacionamento duradouro é criado, no qual o cliente procura a empresa pela confiabilidade adquirida, e não o contrário.
Principais características do Inbound Marketing
- Comunicação aberta: engajamento em discussões e iniciativas com uma interação constante e clara.
- Continuidade: a mensagem é passada de forma contínua, nos momentos mais adequados.
- Aumento de engajamento: com o desenvolvimento de um relacionamento confiável pela geração ininterrupta de valor, o engajamento cresce.
Confira as vantagens de usar a metodologia Inbound
É possível adaptar as estratégias e empregá-las em qualquer tipo de empresa, reforçando e promovendo a marca. Vale ressaltar que, uma das principais vantagens deste método, é que a área de marketing torna-se um centro de investimento e não de custo, uma vez que as ações podem ser mensuradas por meio de ferramentas adequadas.
Muitas empresas inovadoras têm utilizado o Inbound Marketing para grandes ações. Confira as principais vantagens do método:
- Atrair clientes em potencial;
- Gerar conteúdos diferenciados;
- Estabelecer um relacionamento mais próximo;
- Aumentar a visibilidade e o poder de persuasão;
- Diminuir o custo de aquisição dos clientes;
- Otimizar o processo de vendas;
- Mensurar os resultados em tempo real.
A metodologia tem sido aplicada no mercado por ser vantajosa e garantir bons resultados. O investimento é, ainda, mais econômico do que o marketing tradicional, sendo um fator determinante para se destacar dos seus concorrentes.
Além de driblar a concorrência, a atratividade do conteúdo permite um trabalho de construção de relacionamento com a pessoa. Por sua vez, esta relação próxima poderá ser duradoura e será desempenhada por meio da personalização.
O material produzido de forma direcionada será uma maneira de educar o público sobre o segmento da sua empresa, transformando-a em uma referência em determinado assunto.
Com o posicionamento no mercado, a influência na decisão de compra de futuros clientes estará estabelecida. É como se, por meio de um conteúdo rico, sua empresa criasse novas necessidades em clientes que ainda nem sabiam que precisavam de suas soluções ou produtos. A identificação gerada pelo Inboud Marketing é uma poderosa ferramenta de vendas e fidelização de clientes.
Veja quais são as etapas do processo
A utilidade e a eficiência das estratégias é válida para empresas de todos os segmentos, graças às particularidades garantidas pelo processo de operação da metodologia Inbound.
Confira as 4 partes em que ele é dividido e entenda cada uma delas.
- Atrair: a primeira regra das conversões online é conseguir tráfego qualificado para os canais digitais, ou seja, fazer com que pessoas novas tornem-se visitantes regulares. A principal forma de estabelecer essa base de contatos é por meio de conteúdo relevante, oferecendo algo de valor aos clientes.
- Converter: é o principal objetivo de atingir um número significativo de visitantes – transformá-los em leads, ou seja, oportunidades reais de venda;
- Vender: após abastecer os leads gerados com mais conteúdo valoroso e persuasivo, é necessário avaliar os estágios de envolvimento do público, criando as estratégias certas para concretizar a venda;
- Encantar: o relacionamento com o cliente não acaba depois da compra. Pelo contrário: uma nova jornada começa, buscando encantá-lo para que ele se torne um promotor voluntário da marca, recomendando e atraindo mais clientes.
O “Jeito Loopers” de aplicar o Inbound Marketing
A Agência Loopers conta com uma equipe de profissionais dedicados, que possuem mais de dez anos de experiência criando estratégias e desenvolvendo ações de marketing.
Ao observar e se adaptar às mudanças e necessidades do mercado durante mais de uma década, o nosso Head de Mídias Digitais, Thiago Capodeferro, pôde experienciar na prática o valor agregado pelo Inbound Marketing.
“Com a evolução da tecnologia e a presença constante da internet em nossas vidas, a forma de consumir mudou. Em poucos cliques, é possível comparar marcas, preços e até consultar avaliações de outros consumidores. Neste cenário, a experiência é o grande diferencial, e essa jornada começa já no valor que a marca entrega ao seu cliente, tanto por meio de conteúdo, como por meio do produto ou serviço oferecido.”
Sendo assim, buscamos sempre trabalhar com campanhas e conteúdos envolventes, que proporcionem uma experiência agradável ao consumidor – isso envolve muito planejamento, criatividade e, claro, preocupação com a forma que a mensagem será recebida na outra ponta. Além disso, o monitoramento constante das estratégias nos permite traçar os melhores caminhos em busca dos resultados.
Confira em nossos cases os trabalhos produzidos pela Agência Loopers.
Precisa de ajuda e quer introduzir ações do Inbound Marketing no seu projeto? Entre em contato! Será um prazer ajudá-lo!