Saiba o que é um Dashboard e como montar o seu para tomar decisões assertivas baseadas em dados
Você entende o seu negócio? Hoje, vivendo na era digital, o que não nos falta é informação e os famosos dados. Mas se o poder é a informação, porque ainda é tão difícil alcançar o sucesso? Bom, reunir, analisar e monitorar dados estratégicos de forma eficaz faz toda a diferença na hora de compreender o seu desempenho, planejar os próximos passos e alavancar as suas vendas.
Neste cenário, uma ferramenta que se torna fundamental é o dashboard. Caso você esteja se perguntando: o que é um dashboard? Vem que eu te explico, meu caro amigo.
O que é um dashboard?
Provavelmente você já viu o Homem de Ferro com sua IA J.A.R.V.I.S analisando dados e gráficos em tempo real, certo? Pois bem, em tradução para a língua portuguesa a palavra dashboard significa painel de controle e isso já nos explica muita coisa.
(Fonte: Tenor)
Claro que a nossa tecnologia não é tão avançada como a do Homem de Ferro, (infelizmente ou felizmente?) mas também podemos criar o nosso próprio dashboard, com os indicadores e as métricas essenciais que permitem visualizar dados de maneira ágil, intuitiva e em tempo real, auxiliando na tomada de decisões.
Porque um dashboard é importante?
Quando falamos em cultura data-driven, falamos em decisões tomadas por meio de extração, cruzamento e interpretação de dados diante do comportamento dos consumidores. E é aqui que o dashboard se torna tão importante, além de facilitar a visualização desses dados, garante o acesso coletivo dos mesmos e te ajuda na hora de traçar estratégias futuras.
Seja para pequenos ou grandes negócios, o dashboard sempre será um grande aliado.
Como criar um dashboard?
- Trace os seus objetivos
Antes de pensar em layout e identidade visual, alguns passos importantes precisam ser seguidos para que o processo de implementação seja eficaz. Para criar sua ferramenta ideal primeiro entenda a sua finalidade, trace os objetivos e selecione as métricas. Faça as seguintes perguntas:
– Para o que ele será utilizado?
– Quais métricas serão mostradas?
– O que não pode faltar?
– O que deve ganhar destaque?
– O que pode ser descartado?
Lembre-se que informações de mais podem comprometer a eficiência do seu dash, por isso priorize os dados que realmente importam, assim, você terá também, um visual mais clean e agradável.
- Defina um Layout
Agora sim podemos pensar em um layout para o seu dashboard, a princípio pode parecer algo sem relevância, mas acredite, uma aparência agradável e principalmente funcional, vai fazer a diferença quando você passar a olhar para isto todos os dias.
- Encontre a ferramenta para criar o seu dashboard
Existem ferramentas online que podem facilitar a criação do seu dashboard. Entre as mais utilizadas estão:
Excel
(Fonte: Freepik)
Esse clássico do pacote office, conhecido por muitos, é uma opção poderosa. O seu ponto forte é que, por ser conhecido, pode ser mais familiar e de fácil acesso. Porém, atualizar os dados em tempo real se torna um pouco mais difícil com o ele, se comparado a outras ferramentas do mercado.
Looker Studio
(Fonte: Looker Studio)
A ferramenta gratuita, disponibilizada pelo Google, possibilita a criação de dashs personalizados, interativos e responsivos. Também permite o uso de templates, mapas e tabelas de maneira amigável.
Além disso, pode se integrar com outras fontes de dados, sendo muito versátil. Para acessá-lo clique aqui.
Cyfe
(Fonte: Cyfe)
Considerada uma das melhores plataformas online, permite a integração com diversas ferramentas de venda e recursos de análise de dados. disponibiliza também, modelos prontos que facilitam a criação de dashboards, porém sua versão gratuita é limitada.
Para conhecer melhor a plataforma clique aqui.
E depois de criar um dashboard, o que fazer?
Ok, agora que você já tem tudo em mãos é hora de começar a analisar. Esse é um trabalho diário que vai te fornecer informações importantíssimas e de qualidade, assim você pode criar estratégias e fazer otimizações que vão impulsionar o seu negócio.
Para obter mais insights e descobrir oportunidades de melhoria e crescimento você pode contar com empresas especializadas no assunto, como a LoopDriven.
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