A pandemia de covid-19 pegou o mundo de surpresa no final de 2019, antecipando mudanças que já se desenhavam lentamente em relação à forma de trabalhar, consumir e até mesmo socializar.
O segmento de eventos e feiras foi um dos principais afetados pela pandemia, provocando uma grande incerteza entre empresas e profissionais do ramo por quase 2 anos.
Segundo entidades setoriais, as medidas de controle da pandemia – embora extremamente necessárias – chegaram a afetar 97% do setor de eventos, responsável por 4,32% do PIB brasileiro. Segundo o Sebrae, o mercado em questão teve um prejuízo de R$ 270 milhões em 2020, primeiro ano da pandemia.
Em meio a encontros presenciais reduzidos e, em alguns períodos, proibidos, eventos em geral precisaram ser adaptados ao formato online. No ramo corporativo, workshops, palestras, reuniões, treinamentos e congressos passaram a ser realizados via transmissões ao vivo, trazendo um novo olhar sobre os novos formatos de trabalho possíveis.
Em relação a isso, 56,7% das empresas que responderam à pesquisa realizada pela AMPRO (Associação de Marketing Promocional), afirmaram pretender manter a jornada híbrida de forma definitiva. Isso se deve ao aumento da produtividade, advinda do aumento do bem-estar dos colaboradores, além de uma importante redução de custos para as empresas.
Nesse cenário, os eventos corporativos ganham ainda mais destaque no pós-pandemia: os encontros pontuais devem proporcionar experiências e momentos de qualidade, uma vez que todos estavam ansiosos para retornar ao mais próximo da normalidade possível.
Pandemia controlada, retomada à vista!
Com o avanço da campanha de vacinação e proporcional redução no número de novos casos e óbitos, o setor de eventos já pôde experimentar os primeiros passos de uma retomada definitiva. Uma ferramenta, criada com base em dados científicos pela ABRAPE (Associação Brasileira dos Promotores de Eventos), auxilia governos municipais e estaduais a manterem um termômetro sobre as liberações que podem ser realizadas em suas respectivas regiões.
Trata-se do Radar de Eventos Brasil, que cruza dados de vacinação e número de vítimas da pandemia. O padrão de referência para retomar os eventos de forma segura ficou estabelecido em índice de 3 óbitos a cada 1 milhão de habitantes.
Eventos corporativos no pós-pandemia: qual o cenário para as empresas envolvidas no setor?
– Locação de espaços em crescimento, pois, com os escritórios cada vez mais reduzidos, os eventos serão essenciais para os encontros pontuais.
– Promessa de crescimento para empresas de coffee break e buffet.
– Profissionais de fotografia e vídeo já estão sendo mais requisitados, pois registrar os momentos torna-se ainda mais importante.
– Mesmo com a retomada praticamente estabelecida, muitos eventos ainda estão em fase de planejamento, pois é essencial contar com um cronograma bem estabelecido. A promessa é de crescimento exponencial de eventos corporativos para o segundo semestre de 2022 e 2023.
– Eventos ressurgem como uma importante estratégia de marketing para empresas, uma vez que essas iniciativas ampliam o alcance da imagem e permitem um maior relacionamento com o público.
Quais tipos de eventos corporativos estão em evidência pós-retomada?
- Workshops – treinamentos rápidos com referências em determinado assunto, destinado a equipes internas ou público externo.
- Seminários – Diversas palestras voltadas a um público que já tenha conhecimento prévio sobre o assunto, com o objetivo de informar e debater um tema.
- Feiras – Este tipo de evento é uma das melhores estratégias de marketing off-line, pois reúne um grande número de pessoas previamente interessados no tema, produto ou empresa. Somente após a retomada, a Loopers já realizou grandes feiras para alguns clientes, como, por exemplo, o APAS Show, maior evento supermercadista do mundo, e a 27ª Hortitec, ambos para a Bio Plugs.
- Conferências – Geralmente realizadas em espaços corporativos em hotéis, estes eventos possuem longa duração e contam com inúmeras palestras direcionadas a um público específico.
- Festas de fechamento – Eventos de agradecimento que podem ser destinados a colaboradores e clientes. Essas festas são ainda mais importantes no pós-pandemia, uma vez que todos estão ansiosos para interagir e reencontrar os colegas.
O jeito Loopers de fazer eventos corporativos no pós-pandemia
Nós, da equipe Loopers, oferecemos uma experiência de mais de 15 anos no setor de eventos, garantindo soluções de acordo com as necessidades do seu negócio.
Organizamos eventos de maneira completa, desde a criação da identidade visual, até a gestão de fornecedores, elaboração de projetos, logística, gestão financeira, RSVP e outros.
Além disso, contamos com especialistas em propaganda e marketing, auxiliando na divulgação de campanhas, temas, decorações, ações, roteiros e produção de materiais, sejam digitais ou impressos.
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