Saiba tudo sobre a estratégia que tem como objetivo promover marcas usando a internet!
O Marketing Digital é um conceito surgido na década de 90, mas que ganhou popularidade nos últimos anos – especialmente após a transformação digital das empresas a instituições, acelerada pela pandemia global.
Para entender o marketing digital precisamos, primeiro, entender o conceito de marketing. Segundo Philip Kotler, um dos nomes mais conhecidos entre os estudiosos da área, o conceito pode ser definido como “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.
Ficou confuso? Explicamos: o marketing não existe sem o processo social mais conhecido de todos – comprar e vender. Para existir, ele depende que haja um desejo (do comprador) e quem venda a solução para este desejo (o vendedor). Neste contexto, o marketing surge como a forma de conectar as duas pontas, criando o desejo e apresentando a solução para este.
Entendido. E o Marketing Digital, de onde surgiu?
Como falamos acima, na década de 90, os computadores e a internet iniciaram seu processo de popularização, até chegarmos aos dias atuais, onde passamos a maior parte do tempo conectados. Hoje, como você leitor bem sabe, é possível trabalhar, estudar, pagar contas, consumir entretenimento e, claro, fazer compras através dos dispositivos digitais.
Uma pesquisa publicada pela We Are Social, em parceria com a Hootsuite, aponta que, atualmente, 5 bilhões de pessoas utilizam a internet no mundo. Destas, 4,62 bilhões possuem perfis em redes sociais e estão conectadas por 7 horas diárias – e estes são números MUITO expressivos.
Quando trazemos os dados para o Brasil, os números são ainda mais promissores: nossos 165 milhões de internautas estão mais conectados do que o restante do mundo, somando 10 horas online, todos os dias.
Isso deixa claro que o marketing digital é a principal forma que as empresas têm para encontrar e se conectar com seu público de forma assertiva, personalizada e no momento certo. Ficar de fora dessa tendência é, sem dúvida, ficar para trás em um mercado que se torna mais competitivo dia após dia.
Como funciona o Marketing Digital?
O Marketing Digital apresenta inúmeras frentes de atuação, e cada uma dessas ferramentas pode contribuir para que a marca seja encontrada pelo seu potencial cliente no processo de compra.
Algumas estratégias se destacam por seus resultados expressivos na maioria dos casos. Confira algumas delas!
- Marketing de Conteúdo:
Consiste em conteúdo criado para levar informação e/ou entretenimento para um potencial cliente. A grande sacada do marketing é cativar, e o marketing de conteúdo se baseia nisso: por meio de postagens relevantes em diferentes formatos, é possível oferecer um leque de informações relacionadas ao seu produto ou serviço, solucionando as possíveis dúvidas ou problemas de seu futuro cliente.
Em tempos nos quais qualquer decisão de compra pode ser tomada com uma simples busca no Google, o Marketing de Conteúdo pode fortalecer a sua marca – ao invés de simplesmente vender um produto, a empresa que se destaca é aquela que gera valor ao seu cliente, demonstrando COMO determinado produto pode fazer diferença na vida do consumidor.
O Marketing de conteúdo pode ser feito através de redes sociais, textos em blog, vídeos, ebooks, entre outros.
- Redes Sociais
Lembra dos números que apresentamos acima? Em meio a bilhões de pessoas no mundo com perfis ativos nas redes sociais, é bem possível encontrar o seu cliente por aí, concorda?
As redes sociais são um braço importante no marketing de conteúdo, mas contam, ainda, com um diferencial importante: elas permitem o relacionamento com seu cliente. Canais sociais podem ser usados para promover produtos, gerar conteúdo e entretenimento, fortalecer a marca e, principalmente, interagir com as pessoas que consomem o seu produto ou serviço.
Desta forma, estar nas redes sociais é ter acesso aos insights mais assertivos, entendendo quais as necessidades do seu cliente e melhorando cada vez mais a comunicação e a oferta de soluções.
No entanto, para usar as redes sociais de forma estratégica, é essencial definir as personas que podem se interessar pelo seu conteúdo. Após entender quem é o seu cliente ideal, você saberá em quais redes sociais vale a pena investir, qual o tipo de conteúdo que sua persona deseja consumir e qual o tom mais adequado para a sua comunicação. A dica é: não pule essa importante etapa!
- E-mail Marketing
O e-mail marketing é uma das formas mais simples e baratas de estabelecer um relacionamento online com o seu cliente: como o nome sugere, ele consiste no envio de uma mensagem direta via e-mail.
Seu conteúdo pode ser direcionado para cada objetivo, como enviar promoções, compartilhar conteúdo, construir um relacionamento, divulgar a marca, entre outros. Para ser mais assertivo na entrega, é importante criar listas separando clientes ativos, inativos e potenciais clientes (leads), adequando o conteúdo para cada um deles.
- Marketing de Busca
O Marketing de Busca (SEM – Search Engine Marketing) tem o objetivo de posicionar o seu site entre os primeiros resultados em uma busca relacionada ao seu nicho nas ferramentas como o Google, por exemplo.
Essa estratégia é muito funcional, pois o hábito de buscar soluções na internet é cada vez mais comum. Posicionar bem o seu site nos buscadores online pode ser feito de duas formas: através do SEO (Search Engine Optimization) ou dos links patrocinados. Entenda melhor cada uma delas:
– SEO é um conjunto de técnicas que tem o objetivo de posicionar um site entre os primeiros resultados de busca de uma palavra-chave de forma orgânica, sem depender de investimentos financeiros.
Segundo o Google, cerca de 200 critérios determinam a posição de uma página na lista de resultados. O SEO, basicamente, visa adequar o conteúdo dos sites dentro desses critérios.
– Links Patrocinados são os anúncios em espaços publicitários da internet, como buscadores, sites e redes sociais. Para que o anúncio de link patrocinado apareça para determinado cliente, é necessário que ele tenha ligação com as palavras-chave buscadas pelo usuário, ou com seu histórico de navegação.
As principais formas de anunciar através de links patrocinados são a rede de pesquisa (páginas de resultados dos buscadores); display (banner em sites de conteúdo) e social ads (anúncio em redes sociais – como os famosos anúncios antes daquele vídeo no Youtube, por exemplo).
Investir em links patrocinados exige certo conhecimento e algum investimento em dinheiro – por isso, pode ser uma boa ideia contar com o apoio de uma agência experiente (como a Loopers) neste processo!
Me interessei! Como eu posso começar a fazer marketing digital para a minha empresa?
Se você deseja explorar todas as estratégias que o Marketing Digital oferece e aproveitar as inúmeras possibilidades de expansão da sua marca, conte com a Loopers: trabalhamos de forma holística com todas as vertentes de uma agência digital: criação de sites, SEO, marketing de conteúdo, gestão de redes sociais, performance, email marketing, design, dentre inúmeros outros serviços que irão integrar esforços para otimizar seus resultados.
Mas, além de contar com apoio profissional, você pode começar a aplicar hoje mesmo algumas dicas simples para melhorar o posicionamento digital do seu negócio. Vamos lá?
5 dicas simples para melhorar o marketing digital da sua empresa!
- Use imagens atraentes nos seus posts;
- Faça parcerias com influenciadores;
- Segmente seus contatos de e-mail;
- Invista na criação de Landing Pages;
- Use recursos visuais e chamadas para ação.
Esperamos que esse post tenha sido útil para entender mais sobre o universo do marketing digital! Para acompanhar as novidades da Loopers e receber mais conteúdo como este, nos acompanhe nas redes sociais!